quinta-feira, 15 de abril de 2010

Conceitos que perduram


Estava no ônibus (o lugar mais democrático da cidade) e era impossível não acompanhar um diálogo atrás de mim, pois sabe como é ônibus... Muita gente no mesmo lugar, cada um na sua, em silêncio, ouvindo música, lendo e sacudindo pra lá e pra cá no balanço da suspensão a ar. Aí quando alguém inventa de conversar com outrem que está na poltrona ao lado é inevitável que todos ouçam (tirando os Ipod maníacos). Não os via, mas pela voz percebi que era um guri de mais ou menos 18 anos contando sua experiência de vida a outra guria, essa com uns 22, 25 anos. O guri fala que esta feliz por que um novo shopping vai abrir perto de sua casa e que agora, enfim, ele teria um lugar para ir todos os dias. A guria concorda. Ela pergunta o que ele anda fazendo e ele relata que está apenas estudando inglês, por que não havia passado no bendito vestibular da Federal e que teria que esperar até o final do ano para fazê-lo outra vez. A guria diz pra ele não desistir, que nem que levasse 10 ano (isso mesmo... 10 ano e não anos) ele tinha que tentar até conseguir. Ele, diz que não está muito preocupado pois ele estava jovem (isso mesmo... estava jovem). Ela, orgulhosa, diz que está fazendo estágio (para ganhar experiência), e estuda à noite... Todos os dias. Que chega em casa lá pelas 23h20 e nunca pode acompanhar a novela. Só vê o chato do Gordo! (Deve ser o Jô) Ele diz que isso é bem legal e que ele não vai desistir de entrar pra faculdade para enfim poder ser alguém na vida. Finaliza dizendo que tudo tem seu tempo e que se ele ainda não passou no vestibular é por que não era para ter passado, mas que vai tentar nem que seje (isso mesmo... que seje) a última coisa que ele faça na vida!

Cheguei ao meu destino, desci e fiquei pensando... Até quando as pessoas seguirão com o paradigma da era dos meus avós: "Faça uma faculdade e arrume um bom emprego meu filho!"

Veja bem, nada contra a faculdade, eu mesmo fiz e fui feliz, mas está na hora de rever alguns conceitos. O mundo mudou e alguns conceitos teimam em perdurar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário