terça-feira, 11 de maio de 2010

Futebol nosso de cada dia


Gosto de futebol. Fui quase jogador do Grêmio. Acho que sou um jogador frustrado na verdade, talvez por isso eu goste tanto de assistir tudo quando é jogo. Uzbequistão contra Armênia pela Copa da África eu estou lá na frente da televisão assistindo. Minhas ex-posas nunca gostaram desse meu lado bretão. Mas fazer o que... Nada melhor do que ter duas televisões em casa.

Não segui na carreira, saí quando era das categorias de base do Grêmio. Desisti por que tinha que treinar no final de semana, e com quinze anos, no final de semana eu queria mesmo era ir para a praia pegar onda com meus amigos. Então tive que optar. Ou seguia treinando final de semana e tentava a vida de boleiro... Ou... Me tornava o que sou hoje. Provavelmente teria ido bem, jogava direitinho, poderia ter feito uma carreira decente, comprado um carro importado, teria uma Maria-chuteira por semana colada no banco do carona. Certamente seria um jogador esnobe, festeiro, tipo Romário sabe? Ele é meu ídolo no futebol. O rei da pequena área. Mas não fui. Desisti a tempo.

Hoje, me vi sentado na frente da televisão para assistir ao vivo a convocação definitiva para a Copa de 2010. Aí me dei conta do quanto eu gosto de futebol. Sim... Ansiedade para saber quem seriam os 23 comandados do Professor Dunga, às 13hs de uma terça-feira chuvosa... Coisa de fanático né?

Mas não me importo com esse rótulo, até mesmo por que sei que tem gente muito mais fanática por futebol que eu. Sou gremista, mas consciente. Tirando o carrossel de feridas montado pelo Felipão com Jardel e Paulo Nunes de resto, o Grêmio sempre teve time ruim. E é justo nas vezes que ele está mais ruim que ele ganha! Imagina que já fui ver a final da Libertadores no Olímpico lotado com Tuta no ataque tricolor! Tuta? É mole? Isso sim é fanatismo. Tenho vários amigos colorados... Não tenho nada contra, nem a favor, cada um com os seus defeitos. Já tenho os meus.

Pois é justamente no colorado Dunga que eu coloco minhas fichas. Convocou a seleção com média de idade mais velha da história dos selecionados brasileiros. A maioria é reserva nos times atuais. Mas foram os caras que levantaram a seleção depois do fiasco de 2006. Aquele time de estrelas que estava mais focado em bater todos os recordes individuais e se esqueceram que futebol é esporte coletivo. E se o gaúcho Dunga aposta nos caras, meu bairrismo vai no embalo e eu aposto também!

Para isso, baixei uma tabela dos jogos da Copa em Excel de um site, que é só preencher os resultados e ele calcula tudo! Ganhei da Marcinha o álbum da Copa e estou depois de 25 anos colecionando figurinhas de marmanjos suados. Comprei para escola uma 37 polegadas e assinei a TV a cabo para assistir todos os jogos da Copa que eu puder sem sair do trabalho. Adquiri minha camiseta nova do Brasil e já preparei a bandeira para pendurar na janela.

Anota aí: 15 de junho, terça-feira, às 15h30 o Selecionado Canarinho estréia contra os comunistas da Coréia do Norte em Johanesburgo. Se quiser, venha assistir aqui na escola...

Mas tem que gostar mesmo de futebol.

PS: Mulher perguntando o que é impedimento durante o jogo não vale. Pelo amor de Deus!

2 comentários:

  1. Hehe, adorei esse texto futebolístico!! Divertido! Ainda mais que descobri que tem estreia do Brasil do Dia do Meu Aniversário!!! hihi Coloca meu nome aí pra assistir contigo, mas não se preocupe que eu sei o que é impedimento! Afinal nasci no meio do jogo do Brasil na Copa do Mundo de 19... e deixa prá lá!! Prepara o bolo, as velhinhas e o meu presente!!
    :)
    Beijooooooossss

    ResponderExcluir
  2. pôrra, eu nunca sei quando que tá impedido mesmo! mas posso ir? juro ficar quietinha.

    ResponderExcluir