terça-feira, 25 de maio de 2010

Carros


Já tive carro. Aqui no sul, principalmente em Porto Alegre existe a cultura do carro. Os pais sonham em dar um de presente para os filhos para que eles enfim possam ser livres para transitar na vida.

Na província de Porto Alegre ter carro é um luxo, por que é tudo tão perto que se você for pensar bem, não há necessidade de se ter um. Alguém vai dizer que mora longe do trabalho e que não pode ir de ônibus, que a linha da sua casa é sempre lotada, que o táxi é caro e que a lotação é demorada. Pode ser, não quero convencer ninguém de nada. Só levanto a lebre por que acho que o carro é mais uma questão cultural do que de necessidade. Se Fosse em São Paulo tudo bem, que você leva 3 horas para percorrer de um bairro ao outro. Mas em Porto Alegre? Se você acha que é bom pela comodidade lembre-se das horas que você se estressa no trânsito, se estivesse num táxi estava rindo ao telefone com uma amiga ou lendo, estudando, etc. Sinto muita falta do meu carro quando tenho que ir no supermercado e só! Para o resto, tenho meus inúmeros amigos que tem seu automóvel e que sentem pena de mim e me dão carona para tudo quanto é lado. Você já parou pra pensar quanto custa seu carro? Acompanhe minha descoberta.

Eu pagava R$ 630,00 de financiamento do carro todo mês durante 48 meses. Somando o seguro que girava em torno dos R$ 1.200,00 mais o IPVA que era mais ou menos R$ 750,00... Esses dois custos são anuais e geravam um investimento mensal de R$ 162,00. Coloca aí uns dois tanques de gasolina por mês: R$ 220,00. Fazendo uma média de bom motorista... Uma multinha de R$ 200,00 por ano (Por baixo né?). Estacionamento de R$ 120,00 por mês por que seu prédio não tem garagem e você precisa deixar o carro em um lugar seguro, mesmo pagando o tal do "seguro". Isso daria mais R$ 166,00 por mês. Vamos colocar nessa conta uma manutenção de freios, líquidos, fluidos, pneus, limpeza, que deve gerar um investimento anual de uns R$ 500,00 o que resulta em um custo mensal de R$ 41,00. Já perdeu as contas? Então lá vai o resultado... Hum mil duzentos e dezenove reais de custo mensal para você ir e vir do trabalho e sair com a gatinha vez que outra, ir no supermercado e num show sempre rezando para que nenhum flanelinha chupacabra risque seu patrimônio para aumentar ainda mais essa conta.

Se eu gastasse R$ 50,00 por dia de táxi sairia mais barato do que ter um carro nessas circunstâncias. Além disso, você poderia desfrutar de um bom livro, ouvir sua música no IPod, olhar para a cidade com outros olhos, e não se preocupar em pagar as contas e cuidar do seu "rico patrimônio" (que você pagou 40.000 e só por tocar o asfalto em frente à concessionária já baixou para 38.000).

Não quer buscar a gatinha de táxi? Arranja uma que tenha carro! Afinal é tão cultural que com certeza alguma deve ter.

Claro! Se você teve o privilégio de comprar seu carro sem financiamento, garagem em casa, pai dono de posto de gasolina, tio com lava jato, primo mecânico, avô com estacionamento no centro... Tudo isso é irrelevante.

Faça o seu cálculo. Pare para pensar. Reflita! Deixe de ser boiada e veja qual é a necessidade real das coisas. Seu bolso agradece!

Tô com a Angélica: "Vou de táxi... cêsabe..."

6 comentários:

  1. Já fiz e refiz essas contas - e já me disseram que carro é mais caro que filho. Hoje um dos meus sonhos é poder fazer mais coisas a pé. Mas alguns sonhos são muito radicais para a realidade.

    Muito bom o blog, San! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adoro não ter carro. Eu ando de moto. Chego no posto e digo: enche o tanque. R$ 7! E também são dois tanques por mês. Claro que não dá pra ouvir Ipod durante o trajeto. Concentração constante. E quando eu preciso de mais conforto, vou de carona ou taxi. Eu fiz essas contas em 2001, e dali pra frente, nunca mais investi em carro. Dá pra viajar muito com essa grana. Sem falar do impacto ambiental que é andar de carro todos os dias. Adorei e apoio!

    ResponderExcluir
  3. San!! Há quanto tempo que eu falo exatemnte isso para as pessoas! E o povo todo.."Aninha, você tem que ter um carro, Aninha, compra um carro, é tão prático..." Pra que? Pra vir da Independência até a Ramiro? Pra deixar o carro no estacionamento do shopping Moinhos enquanto eu fico 2h vendo o filme?! Ah fala sério...vamos deixart de ser rebanho galera! Caminhar é muuuito gostoso, andar de táxi é baratinho e não troco nada nesse mundo do que ouvir alanis no ônibus, no volume máximo do i pod! brigadu sannnn.

    ResponderExcluir
  4. fantástico... exatamente isso San adorei o post parabéns!!!
    seu blog esta maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Não é de hoje que falo isso! Com esta grana qualquer um paga um aluguel sozinho do lado do trabalho! E bicicleta neles!

    ResponderExcluir